.

Biografia

Luis Miguel nasceu no dia 19 de abril de 1970 e começou sua carreira artística em janeiro de 1982.

1982:Luis Miguel começou sua carreira artística aos 12 anos., dos 12 aos 14 anos gravou  quatro álbuns.
1+1 = 2 enamorados no Brasil compacto disco fez muito sucesso.
Directo al Corazón
Decidete noBrasil chamou “ Luis Miguel”
Palabra de honor no Brasil chamou  “Meu Sonho Perdido”
Versões feitas por carlos Colla.
Veio ao Brasil fazer divulgação no final deste mesmo ano.
1983: Fez sua primeira turnê de shows internacionais aos 13 anos e seu primeiro filme Ya Nunca Más que lhe deu discos de ouro pelas canções do filme.Veio ao Brasil  fazer divulgação e fez Show no Anhembi e na Rádio Améric
1984: Fez seu segundo filme Fiebre de Amor.Veio em março para fazer divulgação no Brasil.
1985: Aos 15 anos ganhou seu primeiro "Grammy” duo com Sheena Easton com a canção Me GustaTal Como Eres. Ganhou a “Antorcha de Plata” no Festival  Viña del Mar” e segundo lugar no Festival e San Remo com a canção Noi Ragazzi di Oggi.
1986: Gravou seu quinto Álbum, Soy Como Quiero Ser produzido por seu pai Luis Rey e começou a parceria com o compositor Juan Carlos Calderón que contribuiu muito parta sua carreira.Recebeu muitos discos de platina e ouro com este álbum. Assinou contrato com a Warner Music Internacional ( Wea Internacional).
1987: Gravou seu sexto álbum “Um Hombre Busca Una Mujer” deste álbum a música” La Incondicional” permaneceu sete meses em primeiro lugar e outras faixas também se destacaram ocupando primeiro lugar na Billboard” Hot Latin Trackes” permanecendo mais de um ano.
1988: Veio em Agosto fazer divulgação no Brasil do álbum “Soy Como Quiero Ser” que teve duas músicas com versões em português feitas por Arnaldo Sacomani.
1989: Recebeu vários prêmios, discos de platina e ouro em âmbito internacional.Recebeu das mãos do Presidente do México “Antena de Cristal” em reconhecimento a sua carreira artística e vários prêmios de toda mídia.
1990: Gravou seu Álbum 20 Años que vendeu quinhentas mil cópias em uma semana ganhou a “Antorcha de Plata” do Festival Viña Del Mar e se consolidou como o artista mais jovem e mais conceituado da Latino América.Ganhou seu primeiro “World Music Award” em Monte Carlo sendo o primeiro artista latino a receber este prêmio.Ganhou o prêmio “Excelência Europeia na Espanha”. 
1991: Gravou seu oitavo Álbum e inovou seu ritmo gravando seu primeiro álbum de Boleros “Romance” que vendeu mais de quatrocentos mil cópias em apenas 10dias e mais sete milhões de cópias no mundo todo. Ganhou vários discos de platina e ouro incluindo no Brasil. Foi o primeiro artista latino convidado a participar de “92” Sevilla”. 1993: Gravou seu nono álbum “Aries” ganhou seu segundo ‘ Grammy” nas categorias Melhor Artista Pop do Ano, Melhor Álbum Pop”.Vendeu dois milhões de cópias no mundo todo ganhou muito prêmios incluindo da MTV na Canção América, canção tributo as Olímpiadas de 92.
1994: Lançou no mercado “Segundo Romance” ficou no 29° lugar entre os 200 melhores da billboard o lugar mais alto alcançado num álbum em espanhol, recebeu o reconhecimento da RIAA (Recordin Industry Artist Of America) pela venda de dois milhões de cópias de Romance e Segundo Romance nos E.U.A.Gravou duests com Frank Sinatra foi o único artista Latino convidado a participar em 80 Years My Away ao lado do Rey Charles, Natalie Colie, Bruce Springsteen, Bob Dilan e outros.
1995: Ganhou seu terceiro “Grammy” com o álbum “Segundo Romances” como Melhor Interpretação latina, ganhou o prêmio” World Music Award” Melhor Cantor Latino do Ano.Neste mesmo ano gravou “El Concierto” ao vivo     Cd, Video e Disc Laser Vendeu dois milhões de cópias em todo o mundo.  
1996: Foi convidado pelo estúdio Disney para gravar o tema “Sueña” para o desenho Corcunda de Notre Dame e neste mesmo ano lançou o Cd “Nada Es Igual” que vendeu um milhão e trezentas mil cópias.Ganhou uma estrela na “The Hollywood Walk of ame” na Avenida em Hollywood boulevard.Veio fazer shows no Brasil em Novembro  no Olympia  São Paulo  e  Metropolitan Rio. 
1997: Lançou seu terceiro discos de Boleros “Romances” que vendeu quatro milhões e quinhentas mil cópias em todo o mundo.
1998: Ganhou seu quarto Grammy “Melhor Perfomance Pop Latina” ficou entre os 50 artista do ano da revista Billboard e ganhou premio Melhor Àlbum Pop masculino, Ganhou Wolrd Music Award como” Best Selling Latin Artist” foi o artista latino que mais vendeu neste ano, só na Espanha vendeu mais de um milhão de cópias romance e trilogia dos Romances.
1999: lançou seu álbum “Amarte ES un Placer” se lançou como compositor e arranjador. Ganhou mais três “Grammys” neste álbum como Melhor Álbum do ano, Melhor cantor Pop Masculino, Melhor Álbum Pop.com o tema Tu mirada.O premio de melhor Álbum Pop Masculino do Ano pela revista billboard.No México bate Record de público em 21 apresentações mais de 225.000 expectadores assistiram seu show. Ganhou quatro discos de platina e ouro pelo álbum Amarte ES Un Placer.Veio  fazer Show no Brasil em Outubro No Credicarhall São Paulo e Metropolitan Rio o sucesso foi tanto que ele fez dois shows extras tanto em São Paulo como no Rio.
2000: Lançou seu álbum “‘ Vivo” gravado na turnê de 1999-2000. Com este álbum ganhou o “Grammy” como Melhor Álbum Pop Masculino, ganhou o premio Pela Billboard Melhor Álbum Pop do Ano. Em setembro Luis Miguel foi convidado por Michael Jackson para participar em um projeto para arrecadar fundos  ele gravou o tema “Todo para Ti”, juntamente com artistas como Celine Dion, Jennifer Lopez, Glória Estéfan entre outros.
2001: Continua sua serie de boleros e lança mundialmente seu Álbum “Mis Romances” em Miami Beach  Florida, onde inclui temas inéditos dos compositores Manuel Alejandro e Armando Manzanero. Com a participação da “THE ROYAL PHIILHARMONIC ORQUESTRA de LONDRES”. Menos de um mês do lançamento, Mis Romances foi um êxito de vendas ganhou quadruplo de platina na Argentina e México, ouro no Brasil, Chile, Colômbia. Platina Estados Unidos, Venezuela.  Duplo de platina Espanha. Em novembro lança seu single Amor, Amor,Amor.
2002: Em janeiro deste ano com 32 anos de idade Luis Miguel completa 20 anos de carreira artística.     Recebe o prêmio Luna do auditório nacional “Melhor Trajetória Artística” e meses depois o Prêmio  “O Nosso” na categoria “A Excelência”. Durante sua turnê pela Espanha a Warner Music Espanha o presenteia com um disco comemorativo por ter vendido mais de quatro milhões de cópias na Espanha.   em outubro , Warner Music Latin America, apresenta Mis Boleros Favoritos; álbum de boleros, onde inclui o tema inédito Hasta que vuelvas produzido pelo maestro Bebu Silbetti, acompanhando com um DVD com uma seleção de vídeos.
2003: Como o grande sucesso de sua turnê ganhou o premio da Billboard como “Turnê do Ano” pela turnê mis romances 2002. Ganhou também da Billboard o premio Melhor Álbum Pop do Ano do álbum Mis Romances e Álbum do Ano prêmio Ritmoson Latino. Lança seu álbum “33” seu single Te Necessito ficou nos primeiros lugares na lista de popularidade em toda América Latina, Espanha e estados Unidos. Luis Miguel fez a produção deste álbum.  O álbum “33” ficou nas primeiras posições da lista Top Latin Álbum ganhou o Grammy Melhor Àlbum pop Masculino prêmios billboard Álbum do Ano Masculino e turnê do Ano da billboard . Em novembro em sua visita ao Chile Luis Miguel foi reconhecido pela Warner Music  como o artista que vendeu mais discos no território chileno, ele vendeu mais de 2,5 milhões de discos. Convertendo-se no artista que mais vendeu discos na história discográfica.
2004: Janeiro começa a terceira etapa de sua turnê “33”. Warner Music lhe dá 5 discos de platina por superar a venda de 500.000 cópias deste álbum no México . Oferece duas apresentações na praça de tourosLas Ventas (emMadrid reunindo mais de 35.000 pessoas, entre as quais os príncipes de Astúrias. Em maio entra em estúdio e começa a gravação do Cd México En La Piel que inclui temas clássicos da música regional mexicana.Em 9 novembro lança seu álbum  México En La Piel   o single El Viajero no majestoso  Museu Nacional de Arte de da cidade de México este álbum foi produzido por Luis Miguel com a produção musical do maestro Armando Manzanero. Deste álbum foi produzido dois clips um com a música El Viajero e o outro com a musica Que Seas feliz com a participação da atriz Yadhira Carrillo esta música foi tema da novela.   México En La Piel ganhou o premio da revista billboard Mejor Álbum Ranchero e premio Grammy como Mejor Álbum México-Americano, el Grammy Latino como Mejor Álbum Ranchero y Mejor Álbum Regional Mexicano de los premios Billboard.   México En La Piel foi consagrado com uma das produções mais vendidas no gênero rancheiro 1,5 milhões de cópias a nível mundial.   No México ganhou o disco de diamante, duplo de platina na Argentina e Venezuela, Platina no Chile, estados Unidos e Espanha, disco de ouro na Colômbia.Em novembro durante sua visita ao Chile, lançou  sua própria marca de vinho "UNICO" com a colaboração do reconhecido enólogo Aurelio Montes  foi um  sucesso no Chile e no México esgotando-se em pouco tempo.   Neste mesmo mês foi nomeado como o Artista Latino Favorito nos prêmios American Music Awards da cadeia americana ABC. Dia 22 de novembro lança Grandes Êxitos no qual inclui temas inéditos este   contém dois CDs, um DVD com 15 vídeos.
2006: Durante seu show no auditório nacional ele recebe um disco de diamante e um triplo de platina por parte da Warner Music pela venda de um milhão de disco no território mexicano, também recebe quadruplo de platina por seu mais recente lançamento Grandes Êxitos e duplo de Platina para sua versão em DVD.  Recebe o premio da Billboard “Turnê do Ano” México En La Piel .Ganha dois prêmios Grammy pelo álbum México en La Piel .Dia 14 de novembro lança seu Cd Navidades de musicas natalinas. Em dezembro realiza shows pelo México.
2007: No final de 2007 começa a gravação de seu Cd Cómplices com a colaboração do compositor espanhol Manuel Alejandro .
2008:  Dia 7 de Abril lança o single  Si Tú Te Atreves. "CÓMPLICES" foi produzido por Luis Miguel e Manuel Alejandro contém 12 temas inéditos de autoria do Maestro  Em 28 de Abril o clip Si Tú te Atreves dirigido pela diretora de cinema Rebeca Blake gravado na cidade de Los Angeles. Nas primeiras horas de venda recebeu quatro discos de platina e, Com três semanas de seu lançamento o Cd Cómplices recebeu disco de diamante no México superando a venda de 400.000 copias
2009: Em Abril lança no mercado uma edição especial de Cómplices ritmo digitalizado com DVD e um tema inédito “Disfraces”. Através do portal luismigueloficial.com . Em 22 de Setembro lança seu álbum no mercado “No Culpes a La Noche” uma coleção de 10 de seus grandes êxitos Pop, na versão Remixada.
2010: Em Agosto lança “Labios de Miel” primeiro single de seu novo disco, que Ganhou quadruplo de Platina no México.
2011: Em Julho a revista Billboard inclui Luis Miguel entre os três primeiros lugares da lista de Hot Tours lista dos artístas que mais venderam ingressos num mesmo recinto. 
 2012: Veio ao Brasil em março e  fez shows no Credicarhall em São Paulo e Citibank Hall Rio.

Hoje Luis Miguel é um artista do idioma espanhol de maior impacto a nível Mundial. O  seu talento é realmente incontestável , dono de uma linda voz e carisma ele tem conquistado  fãs no mundo todo.